quarta-feira, 21 de maio de 2014

Primeiro dia na escola!


Neste dia tive meu primeiro contato com os alunos e a professora do segundo ano da Escola Leopoldina Veras da Silveira.
Observei os alunos e as ações da professora durante quatro horas, período de aulas do grupo. Pude perceber que a turma é muito carinhosa e respeitosa com a professora.
Percebi pelas ações das crianças e da professora que havia combinações prévias sobre as atividades a serem desenvolvidas durante a semana, as rotinas. Por exemplo, durante o período de monitoria, na quinta-feira é o “Dia do jogo”. Há previsão de outras atividades de rotina também na terça terça-feira, dedicada a leitura, “Dia do Livro”.
A turma do segundo ano B  consiste tem 24 alunos, todos alfabetizados e fluência na leitura e na escrita. Alguns, inclusive, leem e escrevem em letra cursiva.
Neste dia estavam terminando a leitura do livro “As cores de Laurinha” de Pedro Bandeira. A história tinha como tema o Dia das Mães. Este livro estava sendo trabalhado há três aulas. Foi possível perceber grande capacidade de memorização, pois lembravam a história que tinha sido contada em aulas anteriores, mesmo sendo o livro extenso e contado em partes. Mostravam também raciocínio lógico ao decorrer da história, interpretando e fazendo relações da história com a realidade.
Logo após essa atividade, realizaram jogos conforme combinado com a professora. Fizeram também atividades de complementação de frases e em seguida fomos ao refeitório e recreio.
Depois do recreio (trinta minutos) a professora fez ensaio com todos para  apresentação de dia das mães que ocorreria na escola no dia seguinte.
Houve muita interação entre os alunos com a professora e a mim. Professora receptiva e atenciosa.

Um comentário: